Na condição de professor desafiado a
tornar mais interessante a tarefa de
ensinar e aprender, qual seria a sua
sugestão? se cogita trazer para a sala de aula
um pouco do mundo virtual que tanto fascina
os alunos, saiba que há iniciativas na internet
– como o Portal do Professor – que podem
ajudar na exploração das possibilidades oferecidas pelas mídias digitais.
Criado em 2008 pelo ministério da Educação, o Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br) soma hoje cerca de um
milhão e duzentas mil visitas. o site, que tem
o objetivo de apoiar o processo de formação
do professor e contribuir para sua inserção no
mundo digital, já atraiu a atenção de mais de
700 mil visitantes únicos.
Jorge Henrique vieira santos, professor
de língua Portuguesa, literatura e Redação
na cidade sergipana de nossa senhora da
glória, faz parte deste universo que tem o
Portal entre os seus favoritos. “além de pro-
porcionar intercâmbio com outros professores que desenvolvem bons trabalhos
utilizando as novas tecnologias, ele ainda
me permite desenvolver e compartilhar as
minhas experiências com outros profissionais da educação”, conta ele, que trabalha
no Colégio Estadual manoel messias feitosa e na Escola municipal tiradentes.
é pelo Espaço da aula que o Portal
convida os educadores a criar, visualizar
e compartilhar planejamentos que costumam conter recursos multimídia, como
vídeos, animações e áudio. atualmente,
há cerca de 1.200 aulas publicadas, sendo que qualquer professor pode colaborar
com as propostas postadas por meio de
edição ou comentário.
ainda contabilizando itens que colaboram para repensar estratégias dentro
e fora da sala de aula, mais de três mil
recursos multimídia públicos de todo o
mundo – e para todos os níveis de ensino
– estão à disposição dos visitantes, bem
como indicações de cursos e materiais
de estudo para subsidiar a formação dos
profissionais de educação.
fazem parte do Portal do Professor
também ferramentas da web 2.0 – a nova
geração da internet, que tem foco na colaboração, interatividade e na possibilidade
de qualquer um ser produtor de conteúdo.
fórum e chat são exemplos de ferramentas
que permitem a interação entre os visitantes. “além de ser uma forma de colocar em
contato pessoas de diferentes pontos do
brasil, são canais em que uma pessoa que
já desenvolveu determinada competência
ligada às novas tecnologias pode ajudar
outra, que ainda está começando a se familiarizar”, explica a pedagoga Carmem
Prata, coordenadora do Portal do Professor.
segundo Carmen Prata, o propósito
era criar um espaço para o professor onde
pudessem ser organizadas informações
ligadas às novas tecnologias, levando em
conta que, pela sua rotina, o profissional
da educação tem pouco tempo para fazer
buscas. “não queríamos, no entanto, que
o professor apenas acessasse e usasse
essas informações, mas, também, refletisse sobre como elas podem ser empregadas”, esclarece.
múlTiPlOs DEsTiNOs
Na iNTERNET
Para José valente, pesquisador do núcleo
de informática aplicada à Educação da
universidade Estadual de Campinas e especialista em educação a distância, o Portal
do Professor é uma iniciativa prática para
o público a que se destina. “Pela primeira
vez, o ministério da Educação coordenou e
colocou em um só lugar informações ligadas à educação e à tecnologia para os professores”, avalia.
Em seguida, porém, José valente
alerta os profissionais da educação para a
preservação do que ele chama de “espírito
de caçador”: a disposição de navegar pela
internet e buscar portais, sites, blogs ou
mesmo repositórios de recursos multimí-
dias que mais se encaixem em seus objetivos pedagógicos, tendo sempre uma visão
crítica. “os recursos da web 2.0 ampliaram
a função do computador na educação.
textos, imagens, vídeos, arquivos de áudio
funcionam como recursos de representa-
ção do conhecimento. mas o professor tem
de estar preparado para olhar para isso e
verificar se o que encontrou tem qualidade, além de perceber qual viés que quem o
produziu está dando a ele.”
Exercitar o olhar crítico é o que procura fazer Ângela Dutra, professora de inglês
da Escola andré leão Puente, de Canoas,
Rio grande do sul. Ela busca no Portal do
Professor ideias para as suas aulas, mas
também diz “navegar muito à deriva pela
rede” procurando por informações em geral. “um dos primeiros sites que conheci foi
o Domínio Público (www.dominiopublico.
gov.br), que meus alunos deste ano usaram bastante para produzir apresentações
em slides sobre autores brasileiros. Pelo
portal Educarede (www.educarede.org.br),
também já fiz dois cursos de educação a
distância gratuitos e bem produtivos.”
Jorge Henrique vieira santos é mais
um usuário do Portal com horizontes amplos na internet. Ele tem, por exemplo, a
biblioteca virtual do Estudante de língua
Portuguesa (www.bibvirt.futuro.usp.br) entre os endereços de sua preferência. “Eu a
utilizo bastante. também já acessei e usei
muitos conteúdos do Domínio Público, sobretudo vídeos. Enviei até um livreto de minha autoria, em literatura de Cordel, para
disponibilizá-lo no site.”
REPOsiTóRiOs
sem sombra de dúvida, há muitas páginas
na rede que funcionam como repositórios
– locais em que são depositados materiais
para livre consulta e acesso – e o que diferencia o Portal do Professor desses espaços
são as estratégias de uso do conteúdo em
sala de aula.
Essa ponte entre a tecnologia e a
prática pedagógica é seguida por outros
projetos, como o Cesta (Coletânea de Entidades de suporte ao uso de tecnologia
na aprendizagem – www.cinted.ufrgs.br/
CEsta/cestadescr.html), que organiza e
armazena atualmente quase 400 objetos
educacionais – como vídeos, simulações,
jogos – que podem ser utilizados livremente em sala de aula.
“outras iniciativas interessantes,
voltadas para a área de educação na
internet, são portais desenvolvidos pelas secretarias de educação de estados
como Rio de Janeiro (www.conexaoprofessor.rj.gov.br), Paraná (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) e minas gerais (www.
educacao.mg.gov.br)”, conta Carmem
Prata. segundo ela, outros estados também estão criando seus portais, o que
considera muito enriquecedor. “sobretudo porque o Portal do Professor não
quer ser o único a existir, mas, sim, ser
uma porta para divulgar informações
que possam ser úteis para todos os profissionais da educação.”
Com o auxílio de canais como esses, a
ideia é que os professores possam transformar suas aulas em algo mais interessante
e que seus alunos possam ser co-participantes no processo de aprendizagem e ensino, em vez de meros espectadores. “antes,
o professor aparecia como única fonte de
informação. Hoje, toda a informação está
disponível na internet. seria ingênuo tentar
competir. o papel do professor delineado
hoje é outro. é ter uma posição crítica com
relação ao que é oferecido, checar a informação e dialogar com o aluno”, finaliza
José valente.
Fonte:
Revista TV Escola
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